segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bolinho de Chuva

Postado por Panelinha da Mil@ às 13:50 0 comentários

Ingredientes:
2 ovos 
3/4 xícara (chá) de açúcar 
2 colheres (sopa) de manteiga 
1/2 colher (chá) de sal 
1 colher (sopa) de fermento em pó 
1 xícara (chá) de leite 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
óleo de canola para fritar
1 colher de vinagre de uva
açúcar e canela em pó para polvilhar


Modo de Preparo
Numa tigela, junte os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal e misture muito bem. Acrescente alternadamente à mistura o leite e a farinha de trigo, mexendo sempre com uma colher. Junte o fermento e misture bem. Ao final, acrescente a colher de vinagre (pulo do gato). Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo. Com duas colheres de sobremesa, modele os bolinhos. Encha uma das colheres com a massa e passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado. Com cuidado, coloque pequenas porções de bolinhos no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados. Com uma escumadeira, retire os bolinhos e coloque sobre um prato forrado com papel-toalha. Num prato fundo, coloque açúcar e canela em pó e misture bem. Passe os bolinhos por essa mistura até envolvê-los completamente.  Muito bom os bolinhos nessa chuvinha deliciosa!

Dica: Caso tenha banana prata em casa, acrescente a receita! Fica divino ;)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Empadão de Palmito

Postado por Panelinha da Mil@ às 09:14 0 comentários

Ingredientes:
Massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de gordura vegetal
sal a gosto
Recheio:
500 g / 2 vidros de palmito em conserva
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 tomates
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 copo (americano) de leite
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 gemas
1/2 xícara (chá) de salsinha
sal e noz-moscada

Modo de Preparo:
Massa:
 Numa tigela, junte todos os ingredientes e misture muito bem com as mãos. Aos poucos, o calor da sua mão fará a gordura e a manteiga derreterem.  Misture bem até obter uma massa homogênea.  Divida a massa em duas porções. Com as mãos, espalhe uma das porções de massa, cobrindo o fundo e toda a lateral de uma fôrma de fundo removível. Esta massa não pode ser aberta com um rolo de macarrão, pois sua textura lembra a de uma farofa úmida. Se faltar massa, pegue um pouco da outra metade.  Para fazer a "tampa" da torta, coloque a outra parte da massa sobre um pedaço grande de filme. Com as mãos, vá pressionando a massa com cuidado, abrindo em formato de disco (do tamanho da forma). Reserve esse disco de massa.

Recheio:
 Preaqueça o forno a 180ºC. Pique o palmito em rodelas não muito finas. Corte o tomate ao meio , retire as sementes e corte em quadrados pequenos.  Reserve. Dissolva a farinha de trigo no leite, com cuidado para não empelotar.  Numa panela, leve o azeite ao fogo médio. Quando estiver bem quente, junte a cebola e o alho picados e misture. Deixe refogar por 5 minutos.  Acrescente o tomate na panela e misture. Junte o palmito e refogue por mais 5 minutos.  Adicione o leite com a farinha diluída ao preparado da panela e misture muito bem. Tempere com sal, noz-moscada e salsinha. Quando engrossar, desligue o fogo. Distribua o recheio dentro da fôrma forrada com a massa e espalhe bem com o auxílio das costas de uma colher.  Em seguida, coloque o disco de massa reservado sobre a torta.. Leve a torta ao forno para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até ela ficar bem dourada. 

Dica: Numa tigelinha, bata as gemas com um garfo. Pincele a superfície da torta com as gemas batidas. Sua torta vai ficar com uma cor linda! Ah! Caso vc não tenha palmito, pode substituir por frango, camarão...use e abuse da sua imaginação!

Pizza de pão de forma

Postado por Panelinha da Mil@ às 08:54 2 comentários

Ingredientes:
2 tomates
1 cebola
4 dentes de alho
Orégano a gosto
Sal a gosto
Azeite
1 pacote de pão de forma
200 g de presunto
200 g de queijo mussarela

Modo de Preparo:
Refogue o alho com a cebola, no azeite. A seguir, coloque o tomate e o sal até formar um molho cremoso. Reserve. Coloque os pães numa assadeira, jogue todo o molho em cima dos pães e acrescente o presunto por cima deste molho. Cubra com bastante queijo e regue com orégano e azeite. Coloque a assadeira no forno pré-aquecido. Simples e deliciosa ;)

Escondidinho de carne seca

Postado por Panelinha da Mil@ às 08:47 2 comentários

Ingredientes:
1 kg de mandioca cozida
1 lata de creme de leite com o soro, Parmalat
2 colheres de margarina
1/2 kg de carne seca dessalgada e cozida
1 cebola média picadinha
4 dentes de alho esmagados
2 tomates sem casca picados
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Esprema a mandioca ainda quente e leve em uma panela com a margarina e sal. Depois de misturados, acrescente o creme de leite, reserve. Refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite, acrescente a carne seca desfiada e deixe fritar um pouco, acrescente os tomates. Em um refratário untado com azeite coloque uma camada do purê de mandioca, a carne seca e termine com o restante do purê. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno pra gratinar. Fica uma delícia!

Dica: Você pode substituir a carne seca, por carne moída! Acrescente catupiry a receita...fica muiiito bom :)

Filé com molho de mostarda com risoto de alho poró

Postado por Panelinha da Mil@ às 08:37 0 comentários

Ingredientes:
Filé ao molho de mostarda:
1 kg de filé mignon em bifes não muito finos
3 dentes de alho espremidos
Mostarda  a gosto (mais ou menos 1 colher de sopa)
Sal e pimenta a gosto
1 cubo de caldo de legumes, Knorr
1/2 xícara (café) de azeite de oliva
1/2 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras de chá de creme de leite fresco

Risoto de alho poró:
2 xícaras (chá) de arroz (arbóreo)
Caldo de legumes fervente
1 xícara de chá (mais ou menos) de leite
5 xícaras (chá) de alho poró picado
Manteiga e azeite o suficiente para fritar o alho e o alho poró
2 dentes de alho espremidos

Modo de Preparo:

Filé ao molho de mostarda:
Grelhar os filés na manteiga e adicionar sobre a carne uma mistura de sal com pimenta (a gosto). Depois de grelhados, reserve. Frite o alho na manteiga com azeite até ficar transparente. Acrescente a mostarda, o caldo de legumes e o creme de leite, acerte o sal se necessário e despeje sobre os filés.

Risoto de alho poró:
Frite o alho e o alho poró na manteiga com um pouco de azeite, acrescente o arroz e adicione a água fervente aos poucos, sem parar de mexer, até que o arroz esteja no ponto. Coloque  um pouco de leite, acerte o sal e sirva em seguida.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Adeus ao Pé na Estrada ;)

Postado por Panelinha da Mil@ às 09:12 0 comentários
Queridos, o Panelinha da Mila colocou o pé na estrada! Fizemos  um tour por  diversas maneiras de viver a gastronomia, sob diferentes pontos de vista! Dicas, receitas, curiosidades... encerramos com os post sobre a Páscoa! Voltaremos com nossas receitas  fáceis, práticas e deliciosas!!!Confira...


Feliz Páscoa!!!!

Postado por Panelinha da Mil@ às 09:05 0 comentários


A páscoa é um feriado delicioso e encantador. Além do seu significado principal, a  ressurreição de Cristo, cada um preserva a memória afetiva da data :) Para comemorar, trouxemos duas dicas de viagem que remetem ao universo dos  chocolates. Uma é bem pertinho e super possível, Penedo. E outra requer mais planejamento, mas nada complicado, GramadoVisitamos nas duas cidades fábricas de chocolates, não há que pensar em dieta, uma tentação!
Para fechar, uma receita maravilhosa com chocolates Garoto:  Casadinho trufado, com ganache! PERFEITO!!!


Penedo:
Um paraíso ecológico e preserva a única colônia finlandesa no Brasil. Logo na entrada da cidade tem uma loja que vende chocolates artesanais de fabricação própria, é o Chocolate do Papai Noel (o chocolate da colônia finlandesa). 
Penedo

Gramado:
Gramado é o berço do chocolate artesanal, foi lá que surgiu a primeira fábrica de chocolates nesse segmento. A cidade é uma graça, super organizada e com encantos mil. Vale uma visita em Canela e em toda região ;) A fábrica fica aos fundos da própria loja com uma vitrine de onde pode ser observado todo o processo de fabricação! Experimentei alguns na loja, uma barra de chocolate ao leite crocante, bombons de chocolate branco e preto, de ganache. Simplesmente fantástico!


Fábrica de Chocolates

Fábrica de chocolates


Casadinho Trufado / Garoto

Ingredientes:
Ganache:

750 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto picada

¾ de xícara (chá) de creme de leite (150 ml) 
1 colher (sopa) de conhaque

Brigadeiro: 
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de Cacau em Pó Garoto
1 colher (sopa) de manteiga

Banhar: 
250 g de Dessert Cobertura para Derreter Meio Amargo
1 embalagem de Granulado Garoto para decoração (130 g)


Modo de Preparo
Ganache: derreta a cobertura junto com o creme de leite em banho maria ou em microondas, na potência média. Acrescente o conhaque e misture bem, formando um creme homogêneo. Leve à geladeira por cerca de 2 horas ou até que fique firme. Brigadeiro: faça um brigadeiro firme juntando o leite condensado, o cacau em pó e a manteiga. Leve ao fogo médio por cerca de 20 minutos, até que comece a desprender do fundo da panela dando ponto de enrolar. Passe para um refratário untado e deixe esfriar. Depois de frio, com o auxílio de 1 colher (chá), enrole bolinhas e reserve. Abra com as mãos uma porção de ganache branca (cerca de 1 colher de sopa) e coloque no centro uma bolinha de brigadeiro. Enrole dando formato de bombom e acomode os sobre uma superfície forrada com papel manteiga. Leve à geladeira. 


Banhar: derreta a cobertura Dessert em banho maria. Com o auxílio de um garfo, mergulhe cada trufa na cobertura derretida e retire dando algumas batidinhas para eliminar os excessos e obter um banho fino e uniforme. Coloque novamente sobre a superfície forrada com papel manteiga e polvilhe com granulado. Espere secar.


segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bolinho de Chuva


Ingredientes:
2 ovos 
3/4 xícara (chá) de açúcar 
2 colheres (sopa) de manteiga 
1/2 colher (chá) de sal 
1 colher (sopa) de fermento em pó 
1 xícara (chá) de leite 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
óleo de canola para fritar
1 colher de vinagre de uva
açúcar e canela em pó para polvilhar


Modo de Preparo
Numa tigela, junte os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal e misture muito bem. Acrescente alternadamente à mistura o leite e a farinha de trigo, mexendo sempre com uma colher. Junte o fermento e misture bem. Ao final, acrescente a colher de vinagre (pulo do gato). Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo. Com duas colheres de sobremesa, modele os bolinhos. Encha uma das colheres com a massa e passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado. Com cuidado, coloque pequenas porções de bolinhos no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados. Com uma escumadeira, retire os bolinhos e coloque sobre um prato forrado com papel-toalha. Num prato fundo, coloque açúcar e canela em pó e misture bem. Passe os bolinhos por essa mistura até envolvê-los completamente.  Muito bom os bolinhos nessa chuvinha deliciosa!

Dica: Caso tenha banana prata em casa, acrescente a receita! Fica divino ;)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Empadão de Palmito


Ingredientes:
Massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de gordura vegetal
sal a gosto
Recheio:
500 g / 2 vidros de palmito em conserva
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 tomates
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 copo (americano) de leite
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 gemas
1/2 xícara (chá) de salsinha
sal e noz-moscada

Modo de Preparo:
Massa:
 Numa tigela, junte todos os ingredientes e misture muito bem com as mãos. Aos poucos, o calor da sua mão fará a gordura e a manteiga derreterem.  Misture bem até obter uma massa homogênea.  Divida a massa em duas porções. Com as mãos, espalhe uma das porções de massa, cobrindo o fundo e toda a lateral de uma fôrma de fundo removível. Esta massa não pode ser aberta com um rolo de macarrão, pois sua textura lembra a de uma farofa úmida. Se faltar massa, pegue um pouco da outra metade.  Para fazer a "tampa" da torta, coloque a outra parte da massa sobre um pedaço grande de filme. Com as mãos, vá pressionando a massa com cuidado, abrindo em formato de disco (do tamanho da forma). Reserve esse disco de massa.

Recheio:
 Preaqueça o forno a 180ºC. Pique o palmito em rodelas não muito finas. Corte o tomate ao meio , retire as sementes e corte em quadrados pequenos.  Reserve. Dissolva a farinha de trigo no leite, com cuidado para não empelotar.  Numa panela, leve o azeite ao fogo médio. Quando estiver bem quente, junte a cebola e o alho picados e misture. Deixe refogar por 5 minutos.  Acrescente o tomate na panela e misture. Junte o palmito e refogue por mais 5 minutos.  Adicione o leite com a farinha diluída ao preparado da panela e misture muito bem. Tempere com sal, noz-moscada e salsinha. Quando engrossar, desligue o fogo. Distribua o recheio dentro da fôrma forrada com a massa e espalhe bem com o auxílio das costas de uma colher.  Em seguida, coloque o disco de massa reservado sobre a torta.. Leve a torta ao forno para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até ela ficar bem dourada. 

Dica: Numa tigelinha, bata as gemas com um garfo. Pincele a superfície da torta com as gemas batidas. Sua torta vai ficar com uma cor linda! Ah! Caso vc não tenha palmito, pode substituir por frango, camarão...use e abuse da sua imaginação!

Pizza de pão de forma


Ingredientes:
2 tomates
1 cebola
4 dentes de alho
Orégano a gosto
Sal a gosto
Azeite
1 pacote de pão de forma
200 g de presunto
200 g de queijo mussarela

Modo de Preparo:
Refogue o alho com a cebola, no azeite. A seguir, coloque o tomate e o sal até formar um molho cremoso. Reserve. Coloque os pães numa assadeira, jogue todo o molho em cima dos pães e acrescente o presunto por cima deste molho. Cubra com bastante queijo e regue com orégano e azeite. Coloque a assadeira no forno pré-aquecido. Simples e deliciosa ;)

Escondidinho de carne seca


Ingredientes:
1 kg de mandioca cozida
1 lata de creme de leite com o soro, Parmalat
2 colheres de margarina
1/2 kg de carne seca dessalgada e cozida
1 cebola média picadinha
4 dentes de alho esmagados
2 tomates sem casca picados
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Esprema a mandioca ainda quente e leve em uma panela com a margarina e sal. Depois de misturados, acrescente o creme de leite, reserve. Refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite, acrescente a carne seca desfiada e deixe fritar um pouco, acrescente os tomates. Em um refratário untado com azeite coloque uma camada do purê de mandioca, a carne seca e termine com o restante do purê. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno pra gratinar. Fica uma delícia!

Dica: Você pode substituir a carne seca, por carne moída! Acrescente catupiry a receita...fica muiiito bom :)

Filé com molho de mostarda com risoto de alho poró


Ingredientes:
Filé ao molho de mostarda:
1 kg de filé mignon em bifes não muito finos
3 dentes de alho espremidos
Mostarda  a gosto (mais ou menos 1 colher de sopa)
Sal e pimenta a gosto
1 cubo de caldo de legumes, Knorr
1/2 xícara (café) de azeite de oliva
1/2 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras de chá de creme de leite fresco

Risoto de alho poró:
2 xícaras (chá) de arroz (arbóreo)
Caldo de legumes fervente
1 xícara de chá (mais ou menos) de leite
5 xícaras (chá) de alho poró picado
Manteiga e azeite o suficiente para fritar o alho e o alho poró
2 dentes de alho espremidos

Modo de Preparo:

Filé ao molho de mostarda:
Grelhar os filés na manteiga e adicionar sobre a carne uma mistura de sal com pimenta (a gosto). Depois de grelhados, reserve. Frite o alho na manteiga com azeite até ficar transparente. Acrescente a mostarda, o caldo de legumes e o creme de leite, acerte o sal se necessário e despeje sobre os filés.

Risoto de alho poró:
Frite o alho e o alho poró na manteiga com um pouco de azeite, acrescente o arroz e adicione a água fervente aos poucos, sem parar de mexer, até que o arroz esteja no ponto. Coloque  um pouco de leite, acerte o sal e sirva em seguida.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Adeus ao Pé na Estrada ;)

Queridos, o Panelinha da Mila colocou o pé na estrada! Fizemos  um tour por  diversas maneiras de viver a gastronomia, sob diferentes pontos de vista! Dicas, receitas, curiosidades... encerramos com os post sobre a Páscoa! Voltaremos com nossas receitas  fáceis, práticas e deliciosas!!!Confira...


Feliz Páscoa!!!!



A páscoa é um feriado delicioso e encantador. Além do seu significado principal, a  ressurreição de Cristo, cada um preserva a memória afetiva da data :) Para comemorar, trouxemos duas dicas de viagem que remetem ao universo dos  chocolates. Uma é bem pertinho e super possível, Penedo. E outra requer mais planejamento, mas nada complicado, GramadoVisitamos nas duas cidades fábricas de chocolates, não há que pensar em dieta, uma tentação!
Para fechar, uma receita maravilhosa com chocolates Garoto:  Casadinho trufado, com ganache! PERFEITO!!!


Penedo:
Um paraíso ecológico e preserva a única colônia finlandesa no Brasil. Logo na entrada da cidade tem uma loja que vende chocolates artesanais de fabricação própria, é o Chocolate do Papai Noel (o chocolate da colônia finlandesa). 
Penedo

Gramado:
Gramado é o berço do chocolate artesanal, foi lá que surgiu a primeira fábrica de chocolates nesse segmento. A cidade é uma graça, super organizada e com encantos mil. Vale uma visita em Canela e em toda região ;) A fábrica fica aos fundos da própria loja com uma vitrine de onde pode ser observado todo o processo de fabricação! Experimentei alguns na loja, uma barra de chocolate ao leite crocante, bombons de chocolate branco e preto, de ganache. Simplesmente fantástico!


Fábrica de Chocolates

Fábrica de chocolates


Casadinho Trufado / Garoto

Ingredientes:
Ganache:

750 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto picada

¾ de xícara (chá) de creme de leite (150 ml) 
1 colher (sopa) de conhaque

Brigadeiro: 
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de Cacau em Pó Garoto
1 colher (sopa) de manteiga

Banhar: 
250 g de Dessert Cobertura para Derreter Meio Amargo
1 embalagem de Granulado Garoto para decoração (130 g)


Modo de Preparo
Ganache: derreta a cobertura junto com o creme de leite em banho maria ou em microondas, na potência média. Acrescente o conhaque e misture bem, formando um creme homogêneo. Leve à geladeira por cerca de 2 horas ou até que fique firme. Brigadeiro: faça um brigadeiro firme juntando o leite condensado, o cacau em pó e a manteiga. Leve ao fogo médio por cerca de 20 minutos, até que comece a desprender do fundo da panela dando ponto de enrolar. Passe para um refratário untado e deixe esfriar. Depois de frio, com o auxílio de 1 colher (chá), enrole bolinhas e reserve. Abra com as mãos uma porção de ganache branca (cerca de 1 colher de sopa) e coloque no centro uma bolinha de brigadeiro. Enrole dando formato de bombom e acomode os sobre uma superfície forrada com papel manteiga. Leve à geladeira. 


Banhar: derreta a cobertura Dessert em banho maria. Com o auxílio de um garfo, mergulhe cada trufa na cobertura derretida e retire dando algumas batidinhas para eliminar os excessos e obter um banho fino e uniforme. Coloque novamente sobre a superfície forrada com papel manteiga e polvilhe com granulado. Espere secar.


 

Panelinha da Mil@ Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez