terça-feira, 28 de agosto de 2012

Brigadeiro de Copinho

Postado por Panelinha da Mil@ às 17:16 0 comentários


Ingredientes:
1 lata de leite condensado, PARMALAT
meio tablete de chocolate meio amargo, GAROTO
1 caixinha de creme de Leite, PARMALAT

Modo de Preparo:
Em uma panela, leve ao fogo baixo o Leite condensado, com o Chocolate. Cozinhe mexendo sempre até obter consistência de brigadeiro mole (que corresponde a cerca de 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o Creme de Leite e misture bem. Distribua em pequenos copos. Espere esfriar e conserve em geladeira até o momento de servir. 

Dica: Pode substituir o chocolate negro, pelo chocolate branco.

Palha Italiana

Postado por Panelinha da Mil@ às 17:08 0 comentários


Ingredientes:
1 lata de leite condensado
8 colheres de sopa de chocolate em pó, GAROTO
1/2 colher de sopa de margarina
1 pacote de biscoito maisena
 Modo de Preparo:
Pique o biscoito em pedacinhos pequenos e reserve. Com o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó façam um brigadeiro. Assim que o brigadeiro começar a soltar do fundo da panela, misture o biscoito picado até formar uma massa. Retire do fogo. Unte uma bancada de mármore, ou alguma superfície lisa, com margarina e despeje essa massa
Abra a massa, batendo com a palma das mãos. Deixe esfriar e corte em quadradinhos. Se quiser, pode colocar a massa numa vasilha e comer de colher.

Abaxi com Creme Belga

Postado por Panelinha da Mil@ às 17:00 0 comentários


Ingredientes:
1 abacaxi natural (sem o talo) e picado
Creme belga:
1 lata de leite condensado
2 gemas
½ xícara de leite
Merengue:
4 claras
12 colheres de sopa de açúcar
Modo de Preparo:
http://tdg2.imguol.com/images/layout/blank.gifLeve ao fogo as gemas peneiradas com o leite e o leite condensado, mexa em fogo baixo até engrossar. Reserve. Misture muito bem as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, só para amornar, mas tem que ser muito rápido, a clara líquida. Bata imediatamente na batedeira, até encorpar e virar um merengue. Monte um refratário untado com camada de abacaxi, creme belga e o merengue. Leve ao forno bem quente, por aproximadamente 5 minutos só para dourar o merengue. Sirva quente ou frio. Se preferir monte taças e não é necessário levar ao forno.

Tortinha de Morango

Postado por Panelinha da Mil@ às 16:50 0 comentários


Ingredientes:
Massa
500 g de farinha de trigo
300 g de manteiga
150 g de açúcar
1 pitada de sal
1 limão espremido
1 ovo
Creme
1/2 litro de leite, PARMALAT
250 g de açúcar
75 g de farinha
4 gemas
1 pitada de baunilha
Creme Brilho:
 copo de água (250 ml)
200 g de açúcar
1 limão fatiado
40 g de maizena
2 colheres de sopa  glucose
Corante vegetal vermelho 
Modo de Preparo:
Massa:
Misture todos os ingredientes e deixar na geladeira até gelar. Depois de gelada a massa modelar em forminhas de tortinhas, espetar com um garfo a parte central da forminha e deixar assar até dourar. Reserve.
Creme:
Colocar todos ingredientes em uma panela (não esqueça de diluir a farinha em uma parte do leite e açúcar para não empelotar), deixar até engrossar. Reserve.
Montagem:
Pegue as massinhas já assadas e recheie com o creme, coloque morangos em cima, passe o creme brilho.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Especial: Sabores do mundo

Postado por Panelinha da Mil@ às 15:53 0 comentários

Vamos embarcar em uma deliciosa viagem gastronômica! Cada semana vamos trazer dois países, com suas  curiosidades, histórias e  receitas! Vamos viajar?

Turquia

Postado por Panelinha da Mil@ às 15:49 0 comentários


A Turquia, como todos sabem, é possuidora de uma rica culinária, onde a influência dos países árabes e também dos vizinhos (como a Armênia e a Grécia) está presente. A culinária da Turquia está muito baseada na carne, e os vegetarianos radicais têm pouca ou nenhuma variedade em suas refeições.
Os restaurantes turcos são divididos em duas categorias: os restorans e oslokanta. A maioria dos restorans oferecem um tipo de menu à la carte, onde os pratos são preparados de acordo com o pedido. Já os lokantas têm um meio alternativo de oferecer suas especialidades: os pratos já estão preparados e ficam à mostra, em bandejas de banho maria que os mantêm aquecidos. Geralmente há uma farta e saborosa seleção de sopas e ensopados.Os lokantas costumam ser mais baratos que os restorans, e neles você pode comer bastante por um preço bem razoável.
Como lanche, pode-se comer um tost - um tipo de sanduíche de pão torrado recheado de queijo derretido, algum tipo de embutido ou tomate. Há também a opção dos famosos doner kebab, bastante conhecidos no Ocidente. Note que os recheios do doner kebab tradicional são bem mais simples dos apresentados na versão ocidentalizada do lanche.
Aqueles que procuram uma refeição completa provavelmente começarão com ummeze, que é uma seleção de aperitivos quentes ou frios. Há uma grande variedade de molhos, legumes em conserva, iogurtes e saladas, servidos junto com borek - uma massa frita recheada com queijo ou carne picadinha.
Se o clima estiver mais frio, você pode querer começar com uma tigela de sopa (corba - pronuncia-se tchorba). As melhores são a mercimek (lentilha) e a yayli(sopa de iogurte com sabor de menta).
Sua refeição principal normalmente consistirá de um prato com carne. Na maioria das vezes algum tipo de kebab ou kofte. Estes pratos normalmente serão feitos com carne de carneiro, mas também podem ser de frango ou bovinos. Nunca carne de porco!
Existem inúmeras maneiras de se preparar kebab, cada um com características da culinária de cada região. Na região centro-oeste do país há uma grande variedade de carnes disponíveis, enquanto que nas zonas litorâneas o peixe é a principal fonte de proteína e ingrediente para a maioria dos pratos típicos.
As refeições principais serão servidas com uma pequena salada e um acompanhamento que pode ser de arroz, batatas fritas ou alguma massa. Outros legumes podem ser encontrados e normalmente são preparados com algum tipo de molho. Kuru Fasuliye é um prato delicioso feito com feijões brancos no molho de tomate, e Taze Fasuliye é um prato com um tipo de vagem cozida no caldo de carne.
Todas as refeições são servidas com pão, que pode ser do tipo Pide (um pão achatado, feito sem fermento), ou do tipo baguette (crocante por fora com miolo branco e macio), similares às francesas.
Outro prato bastante popular na Turquia é o Pide, que consiste basicamente de um tipo de pizza feita com o pão pide (descrito acima) coberto com queijo, tomate, carne picada, ovos, salames ou outros recheios de sua preferência. Para os mais indecisos (ou mais gulosos), há a opção de pedir um karasik(pronuncia-se karashik), que é um pide coberto com todas os recheios disponíveis!
Uma variação mais simples e barata é o lahmacun, que é o pão pide coberto com carne fatiada, tomates e cebolas. Uma ótima opção para um lanche rápido! 

Se você tiver a oportunidade, não deixe de experimentar gozleme - um prato muito apreciado nos pequenos vilarejos. O melhor modo de descrever este prato é como um crepe, que pode ser recheado com queijo, batata e até espinafre

As sobremesas turcas, como o baklava e o kemel pasa são extremamente doces. Os sorvetes também possuem uma consistência mais firme e caramelada, diferente dos sorvetes cremosos que estamos acostumados.

Frutas e castanhas frescas são encontradas em praticamente todo lugar. A Turquia produz melancias, cerejas, pêssegos, uvas, maçãs, pêras, laranjas, figos, avelãs e pistaches, que normalmente vão diretamente dos pomares para os mercados, e encantam os viajantes com suas cores e aromas.

Quanto às bebidas, os refrigerantes tradicionais são encontrados em todos os lugares, mas também existem algumas variações locais que merecem sua atenção. Ayran é um iogurte salgado, que varia de um lugar para o outro e por isso pode ter um sabor ótimo ou horrível.
Alguns viajantes se surpreendem com o fato da bebida mais popular da Turquia ser o chá (cay, pronuncia-se tchay) e não o café. Isto deve-se principalmente ao fato de o café ser uma bebida relativamente cara, enquanto que o chá mantém seu preço baixo graças ao fato da Turquia ser um grande produtor desta bebida.
Para os fãs de café, a variação turca (forte e adocicada) é imperdível.
Apesar de 99% da população ser muçulmana, bebidas alcoólicas são encontradas em qualquer lugar. As marcas de cervejas locais Efes e Tuborg são ótimas opções.
Raki é a principal bebida alcóolica turca. É fortíssima e só deve ser bebida misturada com água ou quando acompanhada de canapés (meze). Também pode ser misturada ao caldo da melancia, e, em quantidades razoáveis, é ótimo para acompanhar longas conversas.
Os vinhos variam consideravelmente de região para região, mas os produtores principais oferecem algumas opções surpreendentemente agradáveis, como o branco Cankaya, o tinto Yakut ou o Doluca Antik.




Doner Kebab

Ingredientes:

Para preparar o Kebab:

1 quilograma de costela de cordeiro
Para o marinado:
2 dentes de alho
250 ml de óleo de oliva
2 colheradas de vinagre
suco de meio limão
sal
30 ml de molho de tomate
15 ml de mostarda
2 gramas de pimenta
2 gramas de pimentão em pó
Para acompanhar a carne:
Pão árabe 
250 gramas de cebola
250 gramas de tomates
125 gramas de pimentão verde
Alface
Repolho
Molho
Para o Molho:
Iogurte
Mostarda
um pouco de Ketchup

Modo de preparo:

O primeiro a fazer no momento de preparar Kebab é o marinado para a carne, que é aquilo que confere o sabor tão especial a esta comida. Para isso, pique muito bem o alho e misture-o com o óleo de oliva, o suco do meio limão, o vinagre, o sal, o molho de tomate, a mostarda a pimenta e o pimentão; leve tudo á batedeira até conseguir um molho com boa consistência e que esteja homogêneo. Agora corte a carne em tiras o mais finas possível, todas, do mesmo tamanho e coloque-as no marinado. Deixe a carne no marinado por pelo menos duas horas e meia. É aconselhável que todo o preparado junto com a carene esteja na geladeira durante o período do marinado, para conservar melhor. Pique a  cebola bem fina, o tomate, o pimentão verde, o repolho e a alface; reserve para o armado. Esquente bem uma frigideira e coloque um pouco de óleo nela; tire a carne do marinado (somente após as duas horas e meia), e coloque-a na frigideira. É recomendável cozinhar a carne pouco a pouco, por partes. Prepare o molho misturando bem todos os seus ingredientes até ficarem homogêneos. Abra o pão árabe pela metade e coloque primeiro um pouco de carne e depois todas as verduras. Por último, jorre tudo com o molho. Delicie-se!
Fonte: Delícias Turcas/ Acervo pessoal Joana Brandão

Itália

Postado por Panelinha da Mil@ às 14:10 0 comentários


A cozinha italiana está entre as mais completas, ricas e deliciosas do mundo. Tal fato se deve, principalmente, aos seus ingredientes característicos da gastronomia regional.
Essa diversidade de temperos e ingredientes é resultado da presença de vários povos que pertenceram a península Itálica durante os séculos. Cada tipo de povo que habitava deixava seus traços culinários, deixando novos elementos e pratos para serem apreciados por pessoas do mundo todo.
Um dos povos que influenciaram fortemente a culinária italiana foi o povo árabe. Dessa cultura foi incorporada à cultura local, a utilização do açúcar, da canela, do arroz e da berinjela. Além disso, os árabes compartilharam também técnicas para produção de passas e figos secos.
A herança dos espanhóis iniciou-se no século XVII, quando eles traziam produtos trazidos do mundo ocidental (produtos até então não conhecidos no mundo da época). Tais produtos como feijão, tomate, milho, cacau, o rum e café.
Os franceses também puderam compartilhar um pouco de sua culinária no manuseio de utilização de derivados do leite (creme de leite e manteiga), na época de Napoleão Bonaparte. E também formas mais elaboradas de apresentação dos pratos.
Assim, então a culinária Italiana também se tornou “produto” de exportação, quando os imigrantes italianos vinham para América, inclusive Brasil, passando a divulgar seus deliciosos pratos, como spagetti ao sugo e pizza, pratos estes mais famosos de sua culinária.
É complicado falar da cozinha regional da Itália, pois além de diferença cultural gastronômica entre o norte e o sul, existem grandes diferenças até mesmo em cidades vizinhas. Diferenças essas históricas, devido a povos que passaram por ali, ou mesmo por causa do clima.
Ao norte da Itália, há grande predominância de produtos influenciados por franceses, húngaros e austríacos, com presença de produtos derivados do leite. Já ao sul, a influência árabe, onde há forte presença de molho de tomate e carnes. Nas regiões litorâneas, predominam o emprego de peixes, principalmente atum e peixe “spada”. Nas regiões montanhosas são fortes os “funghi” e as caças.
Não poderíamos falar da cozinha italiana sem falar da Cozinha Mediterrânea. A cozinha mediterrânea é presente principalmente na ilhas da Sardenha e da Sicília e na parte meridional.

Macarrão Com Tomates Frescos
Ingredientes:
250 gramas de macarrão
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
4 tomates picados
1/2 xícara de cebolinhas picadas
1 colher de chá de manjericão seco
Sal a gosto
Pimenta preta moída a gosto
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de chá de manjericão fresco picado (opcional)
Modo de Preparo:
Em uma panela grande, cozinhe o macarrão em água salgada fervente até ficar al dente. Coloque-o para escorrer. Enquanto isso, em uma tigela grande misture o azeite, o vinagre de vinho tinto e o manjericão seco. Adicione sal e pimenta a gosto. Acrescente o tomate e a cebolinha. Deixe descansar de 5 a 10 minutos. Misture o macarrão com o molho de tomate. Polvilhe com queijo parmesão ralado. Decore com manjericão fresco!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Brigadeiro de Copinho



Ingredientes:
1 lata de leite condensado, PARMALAT
meio tablete de chocolate meio amargo, GAROTO
1 caixinha de creme de Leite, PARMALAT

Modo de Preparo:
Em uma panela, leve ao fogo baixo o Leite condensado, com o Chocolate. Cozinhe mexendo sempre até obter consistência de brigadeiro mole (que corresponde a cerca de 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o Creme de Leite e misture bem. Distribua em pequenos copos. Espere esfriar e conserve em geladeira até o momento de servir. 

Dica: Pode substituir o chocolate negro, pelo chocolate branco.

Palha Italiana



Ingredientes:
1 lata de leite condensado
8 colheres de sopa de chocolate em pó, GAROTO
1/2 colher de sopa de margarina
1 pacote de biscoito maisena
 Modo de Preparo:
Pique o biscoito em pedacinhos pequenos e reserve. Com o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó façam um brigadeiro. Assim que o brigadeiro começar a soltar do fundo da panela, misture o biscoito picado até formar uma massa. Retire do fogo. Unte uma bancada de mármore, ou alguma superfície lisa, com margarina e despeje essa massa
Abra a massa, batendo com a palma das mãos. Deixe esfriar e corte em quadradinhos. Se quiser, pode colocar a massa numa vasilha e comer de colher.

Abaxi com Creme Belga



Ingredientes:
1 abacaxi natural (sem o talo) e picado
Creme belga:
1 lata de leite condensado
2 gemas
½ xícara de leite
Merengue:
4 claras
12 colheres de sopa de açúcar
Modo de Preparo:
http://tdg2.imguol.com/images/layout/blank.gifLeve ao fogo as gemas peneiradas com o leite e o leite condensado, mexa em fogo baixo até engrossar. Reserve. Misture muito bem as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, só para amornar, mas tem que ser muito rápido, a clara líquida. Bata imediatamente na batedeira, até encorpar e virar um merengue. Monte um refratário untado com camada de abacaxi, creme belga e o merengue. Leve ao forno bem quente, por aproximadamente 5 minutos só para dourar o merengue. Sirva quente ou frio. Se preferir monte taças e não é necessário levar ao forno.

Tortinha de Morango



Ingredientes:
Massa
500 g de farinha de trigo
300 g de manteiga
150 g de açúcar
1 pitada de sal
1 limão espremido
1 ovo
Creme
1/2 litro de leite, PARMALAT
250 g de açúcar
75 g de farinha
4 gemas
1 pitada de baunilha
Creme Brilho:
 copo de água (250 ml)
200 g de açúcar
1 limão fatiado
40 g de maizena
2 colheres de sopa  glucose
Corante vegetal vermelho 
Modo de Preparo:
Massa:
Misture todos os ingredientes e deixar na geladeira até gelar. Depois de gelada a massa modelar em forminhas de tortinhas, espetar com um garfo a parte central da forminha e deixar assar até dourar. Reserve.
Creme:
Colocar todos ingredientes em uma panela (não esqueça de diluir a farinha em uma parte do leite e açúcar para não empelotar), deixar até engrossar. Reserve.
Montagem:
Pegue as massinhas já assadas e recheie com o creme, coloque morangos em cima, passe o creme brilho.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Especial: Sabores do mundo


Vamos embarcar em uma deliciosa viagem gastronômica! Cada semana vamos trazer dois países, com suas  curiosidades, histórias e  receitas! Vamos viajar?

Turquia



A Turquia, como todos sabem, é possuidora de uma rica culinária, onde a influência dos países árabes e também dos vizinhos (como a Armênia e a Grécia) está presente. A culinária da Turquia está muito baseada na carne, e os vegetarianos radicais têm pouca ou nenhuma variedade em suas refeições.
Os restaurantes turcos são divididos em duas categorias: os restorans e oslokanta. A maioria dos restorans oferecem um tipo de menu à la carte, onde os pratos são preparados de acordo com o pedido. Já os lokantas têm um meio alternativo de oferecer suas especialidades: os pratos já estão preparados e ficam à mostra, em bandejas de banho maria que os mantêm aquecidos. Geralmente há uma farta e saborosa seleção de sopas e ensopados.Os lokantas costumam ser mais baratos que os restorans, e neles você pode comer bastante por um preço bem razoável.
Como lanche, pode-se comer um tost - um tipo de sanduíche de pão torrado recheado de queijo derretido, algum tipo de embutido ou tomate. Há também a opção dos famosos doner kebab, bastante conhecidos no Ocidente. Note que os recheios do doner kebab tradicional são bem mais simples dos apresentados na versão ocidentalizada do lanche.
Aqueles que procuram uma refeição completa provavelmente começarão com ummeze, que é uma seleção de aperitivos quentes ou frios. Há uma grande variedade de molhos, legumes em conserva, iogurtes e saladas, servidos junto com borek - uma massa frita recheada com queijo ou carne picadinha.
Se o clima estiver mais frio, você pode querer começar com uma tigela de sopa (corba - pronuncia-se tchorba). As melhores são a mercimek (lentilha) e a yayli(sopa de iogurte com sabor de menta).
Sua refeição principal normalmente consistirá de um prato com carne. Na maioria das vezes algum tipo de kebab ou kofte. Estes pratos normalmente serão feitos com carne de carneiro, mas também podem ser de frango ou bovinos. Nunca carne de porco!
Existem inúmeras maneiras de se preparar kebab, cada um com características da culinária de cada região. Na região centro-oeste do país há uma grande variedade de carnes disponíveis, enquanto que nas zonas litorâneas o peixe é a principal fonte de proteína e ingrediente para a maioria dos pratos típicos.
As refeições principais serão servidas com uma pequena salada e um acompanhamento que pode ser de arroz, batatas fritas ou alguma massa. Outros legumes podem ser encontrados e normalmente são preparados com algum tipo de molho. Kuru Fasuliye é um prato delicioso feito com feijões brancos no molho de tomate, e Taze Fasuliye é um prato com um tipo de vagem cozida no caldo de carne.
Todas as refeições são servidas com pão, que pode ser do tipo Pide (um pão achatado, feito sem fermento), ou do tipo baguette (crocante por fora com miolo branco e macio), similares às francesas.
Outro prato bastante popular na Turquia é o Pide, que consiste basicamente de um tipo de pizza feita com o pão pide (descrito acima) coberto com queijo, tomate, carne picada, ovos, salames ou outros recheios de sua preferência. Para os mais indecisos (ou mais gulosos), há a opção de pedir um karasik(pronuncia-se karashik), que é um pide coberto com todas os recheios disponíveis!
Uma variação mais simples e barata é o lahmacun, que é o pão pide coberto com carne fatiada, tomates e cebolas. Uma ótima opção para um lanche rápido! 

Se você tiver a oportunidade, não deixe de experimentar gozleme - um prato muito apreciado nos pequenos vilarejos. O melhor modo de descrever este prato é como um crepe, que pode ser recheado com queijo, batata e até espinafre

As sobremesas turcas, como o baklava e o kemel pasa são extremamente doces. Os sorvetes também possuem uma consistência mais firme e caramelada, diferente dos sorvetes cremosos que estamos acostumados.

Frutas e castanhas frescas são encontradas em praticamente todo lugar. A Turquia produz melancias, cerejas, pêssegos, uvas, maçãs, pêras, laranjas, figos, avelãs e pistaches, que normalmente vão diretamente dos pomares para os mercados, e encantam os viajantes com suas cores e aromas.

Quanto às bebidas, os refrigerantes tradicionais são encontrados em todos os lugares, mas também existem algumas variações locais que merecem sua atenção. Ayran é um iogurte salgado, que varia de um lugar para o outro e por isso pode ter um sabor ótimo ou horrível.
Alguns viajantes se surpreendem com o fato da bebida mais popular da Turquia ser o chá (cay, pronuncia-se tchay) e não o café. Isto deve-se principalmente ao fato de o café ser uma bebida relativamente cara, enquanto que o chá mantém seu preço baixo graças ao fato da Turquia ser um grande produtor desta bebida.
Para os fãs de café, a variação turca (forte e adocicada) é imperdível.
Apesar de 99% da população ser muçulmana, bebidas alcoólicas são encontradas em qualquer lugar. As marcas de cervejas locais Efes e Tuborg são ótimas opções.
Raki é a principal bebida alcóolica turca. É fortíssima e só deve ser bebida misturada com água ou quando acompanhada de canapés (meze). Também pode ser misturada ao caldo da melancia, e, em quantidades razoáveis, é ótimo para acompanhar longas conversas.
Os vinhos variam consideravelmente de região para região, mas os produtores principais oferecem algumas opções surpreendentemente agradáveis, como o branco Cankaya, o tinto Yakut ou o Doluca Antik.




Doner Kebab

Ingredientes:

Para preparar o Kebab:

1 quilograma de costela de cordeiro
Para o marinado:
2 dentes de alho
250 ml de óleo de oliva
2 colheradas de vinagre
suco de meio limão
sal
30 ml de molho de tomate
15 ml de mostarda
2 gramas de pimenta
2 gramas de pimentão em pó
Para acompanhar a carne:
Pão árabe 
250 gramas de cebola
250 gramas de tomates
125 gramas de pimentão verde
Alface
Repolho
Molho
Para o Molho:
Iogurte
Mostarda
um pouco de Ketchup

Modo de preparo:

O primeiro a fazer no momento de preparar Kebab é o marinado para a carne, que é aquilo que confere o sabor tão especial a esta comida. Para isso, pique muito bem o alho e misture-o com o óleo de oliva, o suco do meio limão, o vinagre, o sal, o molho de tomate, a mostarda a pimenta e o pimentão; leve tudo á batedeira até conseguir um molho com boa consistência e que esteja homogêneo. Agora corte a carne em tiras o mais finas possível, todas, do mesmo tamanho e coloque-as no marinado. Deixe a carne no marinado por pelo menos duas horas e meia. É aconselhável que todo o preparado junto com a carene esteja na geladeira durante o período do marinado, para conservar melhor. Pique a  cebola bem fina, o tomate, o pimentão verde, o repolho e a alface; reserve para o armado. Esquente bem uma frigideira e coloque um pouco de óleo nela; tire a carne do marinado (somente após as duas horas e meia), e coloque-a na frigideira. É recomendável cozinhar a carne pouco a pouco, por partes. Prepare o molho misturando bem todos os seus ingredientes até ficarem homogêneos. Abra o pão árabe pela metade e coloque primeiro um pouco de carne e depois todas as verduras. Por último, jorre tudo com o molho. Delicie-se!
Fonte: Delícias Turcas/ Acervo pessoal Joana Brandão

Itália



A cozinha italiana está entre as mais completas, ricas e deliciosas do mundo. Tal fato se deve, principalmente, aos seus ingredientes característicos da gastronomia regional.
Essa diversidade de temperos e ingredientes é resultado da presença de vários povos que pertenceram a península Itálica durante os séculos. Cada tipo de povo que habitava deixava seus traços culinários, deixando novos elementos e pratos para serem apreciados por pessoas do mundo todo.
Um dos povos que influenciaram fortemente a culinária italiana foi o povo árabe. Dessa cultura foi incorporada à cultura local, a utilização do açúcar, da canela, do arroz e da berinjela. Além disso, os árabes compartilharam também técnicas para produção de passas e figos secos.
A herança dos espanhóis iniciou-se no século XVII, quando eles traziam produtos trazidos do mundo ocidental (produtos até então não conhecidos no mundo da época). Tais produtos como feijão, tomate, milho, cacau, o rum e café.
Os franceses também puderam compartilhar um pouco de sua culinária no manuseio de utilização de derivados do leite (creme de leite e manteiga), na época de Napoleão Bonaparte. E também formas mais elaboradas de apresentação dos pratos.
Assim, então a culinária Italiana também se tornou “produto” de exportação, quando os imigrantes italianos vinham para América, inclusive Brasil, passando a divulgar seus deliciosos pratos, como spagetti ao sugo e pizza, pratos estes mais famosos de sua culinária.
É complicado falar da cozinha regional da Itália, pois além de diferença cultural gastronômica entre o norte e o sul, existem grandes diferenças até mesmo em cidades vizinhas. Diferenças essas históricas, devido a povos que passaram por ali, ou mesmo por causa do clima.
Ao norte da Itália, há grande predominância de produtos influenciados por franceses, húngaros e austríacos, com presença de produtos derivados do leite. Já ao sul, a influência árabe, onde há forte presença de molho de tomate e carnes. Nas regiões litorâneas, predominam o emprego de peixes, principalmente atum e peixe “spada”. Nas regiões montanhosas são fortes os “funghi” e as caças.
Não poderíamos falar da cozinha italiana sem falar da Cozinha Mediterrânea. A cozinha mediterrânea é presente principalmente na ilhas da Sardenha e da Sicília e na parte meridional.

Macarrão Com Tomates Frescos
Ingredientes:
250 gramas de macarrão
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
4 tomates picados
1/2 xícara de cebolinhas picadas
1 colher de chá de manjericão seco
Sal a gosto
Pimenta preta moída a gosto
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de chá de manjericão fresco picado (opcional)
Modo de Preparo:
Em uma panela grande, cozinhe o macarrão em água salgada fervente até ficar al dente. Coloque-o para escorrer. Enquanto isso, em uma tigela grande misture o azeite, o vinagre de vinho tinto e o manjericão seco. Adicione sal e pimenta a gosto. Acrescente o tomate e a cebolinha. Deixe descansar de 5 a 10 minutos. Misture o macarrão com o molho de tomate. Polvilhe com queijo parmesão ralado. Decore com manjericão fresco!
 

Panelinha da Mil@ Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez